Saiba quais são os principais mitos sobre a perda auditiva

O que você vai ler neste post

A perda auditiva afeta cerca de 10% da população brasileira. Ou seja, pelo menos 20 milhões de pessoas têm algum tipo de dificuldade de audição. Apesar do número expressivo, ainda há muitos mitos e conceitos errados sobre a perda auditiva. O problema afeta apenas os idosos? A dificuldade de audição afeta apenas um dos ouvidos? O aparelho auditivo é capaz de devolver a minha audição como era antes? Essas são apenas algumas das principais dúvidas e mitos que envolvem a questão.

O que pouca gente é que, para manter a audição em dia, é fundamental realizar exames periodicamente. Isso porque a perda auditiva é progressiva. Se não for não tratada corretamente, traz uma série de prejuízos à saúde auditiva, física e mental. Em idosos, a redução da capacidade auditiva pode acelerar o declínio cognitivo. Já em crianças, a perda auditiva dificulta o processo de aprendizagem

Conheça alguns dos principais mitos sobre a perda auditiva e entenda:

A perda auditiva tem cura

Essa é uma dúvida muito comum. No entanto, ainda não há nenhum tratamento para restaurar a capacidade auditiva. Por outro lado, existem opções que devolvem a capacidade de ouvir os sons com clareza. O tratamento indicado na maioria dos casos é o uso do aparelho auditivo. O dispositivo amplifica as ondas sonoras e permite que uma pessoa com perda de audição possa ouvir os sons no ambiente ao seu redor.

A perda auditiva afeta somente idosos

Um mito frequente é achar que somente pessoas da terceira idade sofrem com problemas de audição, o que não é verdade. Adultos, crianças e até bebês podem ter dificuldades auditivas. Naturalmente, os idosos estão mais propensos a desenvolver a perda auditiva, já que o envelhecimento natural do ser humano é uma das principais causas, além de fatores externos e hereditários.

Os aparelhos auditivos devolvem a audição como era antes

É comum que ao começar a utilizar o aparelho auditivo o usuário imagine que voltará a ouvir exatamente como era antes. Isso é um mito. Embora sejam considerados maravilhas tecnológicas, não há nenhum dispositivo que possa replicar completamente a audição humana. No entanto, o aparelho auditivo devolve ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza e excelente qualidade sonora.

É possível ter perda auditiva em apenas um dos ouvidos

Muita gente pensa que a dificuldade de audição acontece sempre nos dois ouvidos simultaneamente. Mas nem sempre é assim. São frequentes os casos de perda auditiva em apenas um dos ouvidos, a chamada perda auditiva unilateral. No entanto, mesmo assim é importante utilizar o aparelho auditivo. Isso porque o cérebro foi projetado para processar o som dos dois ouvidos, que trabalham em conjunto para deixar o som mais claro e natural.

Os aparelhos auditivos são grandes e incômodos

Existe um mito que os aparelhos auditivos são grandes, incômodos e desconfortáveis, o que faz com que muitas pessoas desistam de utilizá-los. Entretanto, os dispositivos atuais são pequenos, discretos e possuem excelente qualidade sonora. A prótese auditiva é tão confortável que o usuário chega a esquecer que está usando. A tecnologia mudou completamente os aparelhos auditivos. E, consequentemente, a vida dos usuários.

A audição não pode esperar!

Diante de tudo que foi dito acima, ficou claro como é fundamental procurar um especialista assim que sentir os primeiros sintomas de perda auditiva. Afinal, ter uma audição saudável é essencial para manter a autoestima, liberdade e qualidade de vida para pessoas de todas as idades.

Com experiência de mais de 27 anos em soluções auditivas, a OUVI é referência em prevenção e reabilitação auditiva no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Contamos com estrutura completa, atendimento exclusivo e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva possível. Com conforto e preço justo.

Agende uma visita a uma de nossas unidades e conheça os benefícios de ouvir todos os sons que a vida tem a lhe oferecer. Nossa nova matriz está localizada em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO).

Leia também: Por que comprar o aparelho num centro auditivo especializado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *