Por que é importante fazer check-up auditivo regularmente?

O que você vai ler neste post

Você provavelmente costuma fazer uma série de exames clínicos e laboratoriais periodicamente, como hemograma, colesterol e glicemia. Mas quando foi a última vez que você realizou um check-up auditivo da sua audição? Poucas pessoas têm esse hábito, o que é um erro. O procedimento é extremamente importante para detectar de forma precoce uma possível perda auditiva.

É importante lembrar que a perda auditiva não afeta somente idosos. Embora seja mais recorrente entre as pessoas da terceira idade, a redução da capacidade auditiva pode atingir adultos, adolescentes e até crianças. Geralmente a partir dos 40 anos a audição começa a piorar e, em alguns casos, é necessário o uso do aparelho auditivo.

A perda auditiva pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida. A exposição frequente a ruídos elevados, como buzinas, sirenes, trânsito carregado e música em alto volume, podem danificar as células sensoriais auditivas e levar a perda de audição. O problema é nos acostumamos a esses barulhos e em algumas situações sequer nos damos conta que a nossa audição foi afetada.

Por tudo isso que foi dito acima, é essencial se submeter um check-up auditivo periodicamente. Quanto antes a perda auditiva for diagnosticada e tratada, mais efetiva será a reabilitação auditiva. Adiar o tratamento pode aumentar o grau da perda auditiva e trazer sérios prejuízos para a saúde auditiva, física e mental.

Quais exame devem ser feitos no check-up auditivo?

Para se submeter a um check-up da audição, você deverá procurar um otorrinolaringologista — médico especializado no tratamento e prevenção de distúrbios e doenças da orelha, nariz e garganta. Se a perda auditiva for diagnosticada, o médico o encaminhará para um fonoaudiólogo, profissional responsável por avaliar o tipo de perda auditiva e o tratamento mais indicado.

Na maioria dos casos, o primeiro exame realizado pelo fonoaudiólogo é a audiometria, teste que detecta possíveis alterações no sistema auditivo. O exame é feito no consultório, de forma rápida e indolor. O procedimento mede a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. Basta entrar na cabine acústica e responder aos estímulos utilizando fones de ouvido. A audiometria fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva.

Existem três tipos principais de audiometria. A audiometria vocal, em que o fonoaudiólogo fala algumas palavras e fonemas e pede a você para repetir exatamente da maneira que entendeu; a audiometria tonal, que avalia sua capacidade de ouvir estímulos sonoros; e a audiometria infantil, adaptada especialmente para os pequenos pacientes.

Faça a melhor escolha!

Tão importante quanto se submeter periodicamente ao check-up da sua audição é a escolha do local para a reabilitação auditiva. Com experiência de mais de 27 anos, a OUVI Aparelhos Auditivos oferece ao paciente um tratamento exclusivo e individualizado. Com conforto e preço justo, a fim de proporcionar a você a melhor experiência auditiva possível.

Contamos com estrutura completa e equipamentos de última geração. Mais do que isso, temos uma equipe especializada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. A OUVI é representante oficial da suíça Phonak, líder mundial e soluções auditiva, e oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos e acessórios.

A sua audição merece o melhor cuidado possível. Por isso, dê a ela o melhor suporte! Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades. Nossa matriz está localizada em Uberlândia (MG), que conta ainda com outra unidade. Também estamos presentes em outros cinco endereços nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO).  

Leia também: Comprei o aparelho auditivo, mas não escuto. O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *