Por que a audiometria é tão importante para a audição?

O que você vai ler neste post

A audição está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia. Seja durante uma conversa, no trabalho, na escola ou mesmo em situações simples, como atravessar a rua, o sentido é fundamental nas nossas atividades diárias. Por isso é importante manter a saúde auditiva em dia. A audiometria é um exame essencial para prevenção e tratamento de problemas auditivos.

Na maioria dos casos, o exame é solicitado quando o paciente se queixa de algum tipo de dificuldade de ouvir os sons com clareza. Porém, a audiometria também pode e deve ser realizada como forma de prevenção, a fim de identificar a redução na capacidade auditiva precocemente. O exame detecta possíveis alterações no sistema auditivo. Quando mais cedo for identificada e o tratamento iniciado, melhores serão os resultados.

Por isso, lembre-se de incluir a audiometria na sua rotina de exames. Geralmente costumamos fazer alguns exames periódicos, como glicemia, colesterol e hemograma, não é mesmo? Pois é fundamental incluir nessa lista um check-up auditivo completo, incluindo a audiometria.

Como é realizada a audiometria?

A audiometria é um exame simples, rápido e totalmente indolor. O procedimento é realizado pelo fonoaudiólogo para medir a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. O paciente entra na cabine acústica e responde aos estímulos utilizando fones de ouvido. A audiometria fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva, que são fundamentais para determinar o tipo de tratamento mais indicado.

Existem três tipos principais de audiometria: vocal, na qual o fonoaudiólogo fala algumas palavras e fonemas e pede ao paciente para repetir exatamente da maneira que entendeu; tonal, que avalia a capacidade do paciente de ouvir estímulos sonoros; e a audiometria infantil, com exercícios e estímulos que são adaptados para os pequenos pacientes.

Caso o fonoaudiólogo identifique a perda auditiva, o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos. É importante esclarecer que a prótese auditiva não restaura a audição. Porém, oferece condições para o paciente ouvir os sons com excelente qualidade sonora. Existem uma série de tipos e modelos de aparelhos auditivos.

Reabilitação auditiva de excelência

A OUVI Aparelhos Auditivos oferece ao paciente estrutura completa para o exame de audiometria e outros procedimentos importantes para a prevenção e reabilitação auditiva. Contamos com equipamentos modernos e de última geração para proporcionar a você o melhor tratamento possível. A sala de atendimento é equipada com o que há de mais moderno e inovador em revestimento acústico.

Além disso, temos uma equipe altamente qualificada de fonoaudiólogos, que passam por constantes atualizações. Nossos profissionais são especializados em acolhimento e atendimento personalizado. Tudo para garantir resultado seguro e confiável, proporcionando uma reabilitação auditiva de excelência.

Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades. Nossa matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO).

Leia também: Entenda o que é surdez súbita, quais as causas e sintomas

Ouvi Aparelhos Auditivos
Ouvi Aparelhos Auditivos

Empresa Especializada em Vendas de Aparelhos Auditivos na interner

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *