Perda auditiva não tratada pode causar fadiga e indisposição

O que você vai ler neste post

Você costuma chegar em casa após um dia de trabalho sem energia para mais nada, sentindo-se esgotado e indisposto? Pois saiba que esse cansaço excessivo, fadiga e falta de vigor físico podem ser um sintomas de perda auditiva. Mesmo que de forma inconsciente, o esforço para ouvir os sons com clareza e compreender a fala pode ser a causa para esse cansaço ao final do dia.

Segundo estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Audição e Ciência da Fala, da Universidade Vanderbilt Bill Wilkerson, nos Estados Unidos, existe relação direta entre a perda auditiva e a fadiga excessiva. A pesquisa foi realizada com 149 pessoas com idade média de 66 anos e apontou que as pessoas que apresentaram sintomas de cansaço acima do normal não faziam uso de aparelhos auditivos.

Isso acontece porque o cérebro das pessoas com perda auditiva necessita de mais esforço para conseguir processar as informações e preencher as letras e palavras que sua audição não consegue captar naturalmente. Portanto,  é como se o cérebro de uma pessoa com perda auditiva tivesse o dobro de trabalho durante o dia, o que, consequentemente, ocasiona maior cansaço e indisposição.

Barulhos excessivos aumentam as dificuldades

Para piorar ainda mais a situação, o cotidiano das grandes cidades é extremamente barulhento, o que torna o desafio de ouvir ainda maior. O esforço para compreender a fala em uma rua com trânsito carregado ou num restaurante lotado pode aumentar a fadiga de um dia já exaustivo de trabalho. Normalmente sequer nos damos conta do esforço que fazemos para ouvir.

A indisposição associada ao esforço para manter uma conversa em um ambiente barulhento pode ser um efeito colateral não só em pessoas com perda auditiva. Até mesmo pessoas com audição normal podem ter um cansaço extra ao se esforçar. É comum chegar exausto em casa após passar o dia em um local barulhento.

Por isso, se você estiver se sentindo muito cansado e sem motivo aparente, lembre-se que a audição pode estar sobrecarregada. Faça uma pequena pausa e, se possível, procure um lugar calmo e silencioso para relaxar a mente dos barulhos excessivos. Alguns minutos serão suficientes para recarregar a bateria e devolver ao seu cérebro a energia para escutar os sons com menor esforço.

Referência em reabilitação auditiva

Essa estratégia pode ajudar, mas se você tiver perda auditiva o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado. A prótese auditiva ajuda a melhorar a compreensão auditiva e reduz consideravelmente a fadiga e a indisposição. Além de amplificar os sons, os aparelhos auditivos exercem uma função essencial para facilitar o processo de escuta. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os aparelhos auditivos contam com uma função capaz de reconhecer e diminuir o ruído de fundo. 

Na OUVI Aparelhos Auditivos você encontra uma grande variedade de aparelhos auditivos e demais soluções auditivas. São quase 30 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Tudo para oferecer a você a melhor experiência auditiva possível. 

A OUVI é representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal. Para maior comodidade, contamos com cinco endereços: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e no Edifício Med Center (Asa Norte). Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons!

Clique aqui e saiba mais sobre aparelhos auditivos e saúde auditiva

Ouvi Aparelhos Auditivos
Ouvi Aparelhos Auditivos

Empresa Especializada em Vendas de Aparelhos Auditivos na interner

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *