Perda auditiva induzida por ruído: como identificar?

O que você vai ler neste post

O dia a dia do mundo moderno nas grandes cidades é barulhento. E isso pode colocar em risco a saúde auditiva das pessoas que ficam expostas diariamente a ruídos excessivos. Já ouviu falar em perda auditiva induzida por ruído (PAIR)? O problema afeta geralmente profissionais que atuam em ambientes barulhentos. Metalúrgicos, motoristas, trabalhadores da construção civil e músicos são alguns exemplos. A boa notícia é que ela pode ser prevenida ou tratada.

Mas por que o barulho pode causar perda auditiva? A exposição frequente a sons elevados causa degeneração das células que compõem o nervo auditivo. E essas células não se regeneram e vão prejudicando a sua audição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição contínua a sons a partir de 85 decibéis (dB) coloca em risco a saúde auditiva. Porém, esse volume é ultrapassado facilmente em algumas atividades. A sirene de ambulância, por exemplo, chega a 120 decibéis.

A exposição frequente a barulhos intensos pode ocasionar uma série de problemas à saúde de um modo geral. Irritação, falta de atenção, hipertensão, estresse e insônia. Esses são apenas alguns dos problemas correlacionados. Portanto, se você sentir alguns desses sinais, a recomendação é procurar um especialista o mais rápido possível e fazer uma avaliação auditiva. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.

Quais os sintomas e como se prevenir?

Os sintomas da perda auditiva induzida por ruído são progressivos. Isto é, eles não surgem de uma hora para outra e avançam caso o problema não seja diagnosticado. Além dos sinais citado acima, outros sintomas que indicam problemas em sua capacidade auditiva. Entre eles zumbido no ouvido, dificuldade para compreender o que as pessoas falam, dores de cabeça constantes e tontura.

Em algumas atividades profissionais é impossível não ficar exposto a sons altos, não é mesmo? Mas para se prevenir você deve utilizar um protetor auricular. Existem no mercado protetores desenvolvidos para atividades específicas. Eles são destinados aos trabalhadores que sofrem com o excesso de ruído no seu cotidiano. É importante lembrar também que, além do barulhos no trabalho, outros ruídos cotidianos podem danificar a audição. Por isso, existe também filtros para motocicleta, turbina de avião. Alguns até reduzem a intensidade do ronco do seu companheiro.

De qualquer maneira, é fundamental realizar um check up periódico da sua audição. Quanto mais cedo o problema for identificado, menores serão os danos para a sua audição. Para se submeter a um check up da audição, o paciente deverá procurar um otorrinolaringologista. O médico é especializado no tratamento e prevenção de distúrbios e doenças da orelha, nariz e garganta.

Nós podemos te ajudar!

Se a perda auditiva for diagnosticada, o uso aparelho auditivo pode ser a solução. Neste caso, a OUVI Aparelhos Auditivos está pronto para ajudar. Estamos à disposição para devolver a você a capacidade de ouvir os sons com clareza. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os aparelhos auditivos são discretos e de fácil manuseio. Existe uma infinidade de modelos no mercado, que se adaptam às necessidades auditivas de todos os usuários.

A OUVI é revendedora oficial da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Por isso temos uma grande variedade de aparelho auditivos, ideais para cada paciente. Contamos ainda com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe capacitada de fonoaudiólogos.

Nossa matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, no bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros cinco endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO) e Itumbiara (GO). Agende uma consulta à unidade mais próxima e não permita que os barulhos da vida moderna o impeça de ouvir os sons da vida!

Ouvi Aparelhos Auditivos
Ouvi Aparelhos Auditivos

Empresa Especializada em Vendas de Aparelhos Auditivos na interner

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *