Entenda qual é o papel do fonoaudiólogo na reabilitação auditiva

O que você vai ler neste post

Desenvolvido com tecnologia de última geração, o aparelho auditivo é o mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. A prótese não restaura a audição, mas devolve ao usuário a capacidade de ouvir os sons com excelente qualidade sonora. No entanto, para que a reabilitação auditiva seja plena e eficaz, é fundamental o acompanhamento com um fonoaudiólogo especializado em Audiologia desde o início do processo.

O paciente deve procurar um fonoaudiólogo especializado em reabilitação auditiva assim que receber o diagnóstico e a indicação para o uso do aparelho auditivo. O profissional analisa o exame auditivo, a anatomia do ouvido e as queixas do paciente para determinar qual é a prótese auditiva mais indicada. Além disso, o fonoaudiólogo é essencial para explicar o funcionamento do aparelho auditivo, manuseio e higienização.

O fonoaudiólogo procura entender o estilo de vida e a dinâmica do cotidiano e familiar do paciente. A partir dessas questões, o profissional consegue traçar um perfil para determinar qual tipo de aparelho e tecnologia serão utilizados. A escolha da prótese auditiva é baseada na saúde auditiva e nas necessidades cotidianas do paciente.

Após a escolha do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo faz os ajustes de acordo com as necessidades auditivas do paciente, como volume e direcionamento do som. Além disso, o profissional orienta o paciente como trocar as pilhas (se houver) e utilizar as funcionalidades da prótese auditiva. Isso porque alguns aparelhos dispõem de recursos como conexão com o celular ou televisão via Bluetooth.

Ajustes e acompanhamentos periódicos

No entanto, engana-se quem pensa que após a adaptação ao aparelho auditivo terminou o trabalho do fonoaudiólogo. É fundamental realizar acompanhamentos periódicos a fim de fazer os ajustes na programação do aparelho auditivo e, se necessário, fazer manutenções no dispositivo.

Além disso, é importante fazer consultas frequentes com o fonoaudiólogo para avaliar um possível aumento da perda auditiva. Na maioria dos casos a perda auditiva costuma ser progressiva. Ou seja, tende a aumentar com o passar dos anos. Neste caso, é pr3cisa ajustar a programação ou mesmo adaptar um aparelho auditivo mais potente.

Portanto, fica claro como a compra do aparelho é apenas o primeiro passo do processo de reabilitação auditiva. Nesse contexto, o fonoaudiólogo é fundamental para extrair do aparelho auditivo o máximo desempenho do equipamento, proporcionando uma reabilitação plena e efetiva.

Procure profissionais especializados

A importância do fonoaudiólogo no processo de reabilitação auditiva deixa claro que é fundamental procurar profissionais capacitados e que passam por constantes atualizações. A OUVI Aparelhos Auditivos conta com uma equipe altamente qualificada de fonoaudiólogos para oferecer a melhor experiência auditiva.

O mesmo profissional acompanha o paciente em todos os atendimentos e estará à disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir, além de aprimorar os ajustes sonoros dos aparelhos de acordo com as necessidades de cada usuário. O objetivo é proporcionar a reabilitação auditiva com máximo conforto e preço justo.

A OUVI é revendedora oficial da suíça Phonak, líder mundial do segmento. Com estrutura completa e atendimento exclusivo, a OUVI oferece aos pacientes um portfólio com mais de 40 soluções auditivas. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Araguari (MG), Itumbiara (GO), Catalão (GO) e Goiânia (GO) e faça a melhor escolha!

Leia também: Primeira heroína surda do cinema amplia diversidade e representatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *