O que é o esforço auditivo e como ele afeta o seu dia-dia?

O que você vai ler neste post

Já ouviu falar em esforço auditivo? Para quem não tem nenhum problema auditivo, o ato de ouvir é automático e ocorre de forma natural. No entanto, para quem tem algum tipo de perda auditiva ouvir pode ser um desafio, principalmente nas grandes cidades, onde o dia-dia é muito barulhento. O esforço cognitivo e de atenção necessários para compreender a fala em ambiente ruidoso é chamado de esforço auditivo.

Esse esforço para compreender a fala é ainda maior em ambientes barulhentos, como uma rua com trânsito carregado ou uma reunião com várias pessoas. Como estamos acostumados a esses barulhos em nosso cotidiano, não nos damos conta do esforço que fazemos para ouvir. Mas o cérebro de uma pessoa com perda auditiva precisa trabalhar mais para compreender os sons com clareza.

É importante ficar atento ao esforço auditivo. Quando você sentir que a sua audição está sobrecarregada, a dica é fazer uma pequena pausa, mesmo que seja 10 ou 15 minutos. Se for possível, busque um lugar tranquilo e silencioso para relaxar a mente dos barulhos excessivos. Esse período é fundamental para devolver a seu cérebro a energia necessária para escutar os sons com menor esforço.

Perda auditiva pode causar fadiga excessiva

Estudo realizado pelo Departamento de Audição e Ciência da Fala, da Universidade Vanderbilt Bill Wilkerson, nos Estados Unidos, aponta que a fadiga e o cansaço excessivo podem estar diretamente relacionado com a perda auditiva. Os pesquisadores analisaram 149 pessoas com idade média de 66 anos. A conclusão é que indivíduos com sintomas de cansaço acima do normal não utilizavam aparelhos auditivos. Já os mais dispostos faziam uso da prótese auditiva.

Para os pesquisadores, a relação entre perda auditiva, cansaço excessivo e falta de energia pode ser explicada justamente pelo esforço do cérebro para conseguir ouvir os sons. Ou seja, é como se o cérebro de uma pessoa com perda auditiva trabalhasse duas vezes mais em comparação a alguém com audição normal. Isso acontece porque ele tem mais dificuldade para processar as informações e preencher as letras e palavras que a audição não consegue captar.

Portanto, se você chega em casa extremamente indisposto e sem vontade de fazer nada, esse pode ser um sintoma de perda auditiva. Caso sinta-se dessa maneira, a recomendação e procurar um especialista e fazer um check up da sua audição. Se você for diagnosticado com perda auditiva, o aparelho auditivo é o tratamento mais indicado para devolver a capacidade de ouvir todos os sons sem esforço.

Isso acontece porque, além de amplificar os sons, os aparelhos auditivos exercem uma função essencial para facilitar o processo de escuta. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os dispositivos oferecem uma função capaz de reconhecer e diminuir o ruído de fundo. Ou seja, o som da fala torna-se mais claro, e consequentemente, o cérebro precisará de menos esforço para ouvir.

Ouça todos os sons da vida sem esforço!

A audição é urgente e não pode esperar. Afinal, a deficiência auditiva causa uma série de prejuízos não apenas para a audição, mas também para a saúde física e mental. Referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 27 anos, a OUVI Aparelhos Auditivos está pronta para te ajudar. Contamos com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos.

Agende uma visita a uma de nossas unidades e conheça os benefícios de OUVI. Nossa nova matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO). Não deixe que a perda auditiva limite a sua vida!

Leia também: Como identificar e tratar a perda auditiva na velhice

Ouvi Aparelhos Auditivos
Ouvi Aparelhos Auditivos

Empresa Especializada em Vendas de Aparelhos Auditivos na interner

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *