Novembro Laranja reforça a luta contra o zumbido no ouvido

O que você vai ler neste post

Barulho incômodo e insistente no ouvido, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente, o zumbido no ouvido afeta milhões de pessoas, desde jovens a adultos e idosos. A boa notícia é que o problema tem sim tratamento. Para alertar o avanço do zumbido e reforçar a importância de procurar um especialista ao sentir os primeiros sintomas, foi instituída há mais de 10 anos a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, conhecida como Novembro Laranja.

O zumbido no ouvido geralmente é um som agudo, que costuma variar entre 6 e 10 dB (decibéis). A sensação varia de cada pessoa. Enquanto algumas convivem com o problema anos a fio, outras consideram o zumbido insuportável. Isso acontece porque a frequência também é variável. 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o zumbido no ouvido não é uma doença. Na realidade, é um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde e acaba se manifestando através desse barulho incômodo. Por isso, é fundamental buscar uma avaliação médica aos primeiros sinais do problema. Existem exames específicos que podem medir a intensidade e a frequência do zumbido. É justamente esse o intuito do Novembro Laranja: esclarecer a população.

Quais as causas?

As causas do zumbido no ouvido são variadas. A única certeza é que o problema é um sinal de alerta e deve ser investigado. Entre as principais causas estão alterações no metabolismo ou cardiovasculares, problemas de mastigação, abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos e problemas musculares. 

No entanto, geralmente o zumbido no ouvido está relacionado a problemas auditivos, como infecções ou lesões no ouvido, excesso de cera ou perda auditiva temporária ou permanente. É muito comum o paciente chegar ao médico ou fonoaudiólogo se queixando de zumbido, mas não percebe que tem dificuldade auditiva. 

Por isso, para grande parte dos pacientes o uso de aparelho auditivo contribui para minimizar o problema e permitir ao paciente levar uma vida normal. A adaptação de próteses pode melhorar não só a capacidade de ouvir por meio da amplificação dos sons, como também diminuir a percepção do zumbido.

Tratamento completo para o zumbido

Se a causa do problema for auditivo, a OUVI Aparelhos Auditivos pode te ajudar. Revenda oficial da Phonak, líder mundial em soluções auditivas, a OUVI oferece uma grande variedade de aparelhos auditivos, incluindo o portfólio completo para o tratamento do zumbido no ouvido. 

Contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, prontos para identificar as suas necessidades auditivas e iniciar o processo de reabilitação. A OUVI oferece ao paciente equipamentos de última geração, além de atendimento personalizado e exclusivo. A missão é proporcionar a mais completa experiência auditiva, com conforto e preço justo.

Com experiência de quase 30 anos no mercado de soluções auditivas, a OUVI é referência em prevenção e reabilitação auditiva. São sete unidades nas cidades de Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO). Agende uma visita ao endereço mais próximo e acabe de uma vez por todas com o incômodo causado pelo zumbido!

Leia também: A evolução dos aparelhos auditivos: modernos, pequenos e discretos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *