Já ouviu falar em ageísmo? Embora seja uma prática diária e por vezes inconsciente, é caracterizada pelo preconceito contra os idosos. Considerar o idoso “desnecessário” ou “improdutivo” e até mesmo a infantilizar os mais velhos podem ser manifestações de ageísmo. Apesar da expectativa de vida da população ser cada vez maior, infelizmente esses casos ainda são comuns e pode fazer com que o idoso sinta-se um estorvo e deixe de se cuidar, incluindo a saúde auditiva. No entanto, não deixe o preconceito impedi-lo de ouvir. Independentemente da idade, a perda auditiva tem tratamento.
Algumas pessoas que praticam o ageísmo costumam dizer que o idoso com perda auditiva não deve procurar tratamento. É comum ouvirmos: “você já está velho, não vai adiantar nada usar o aparelho auditivo”. Pelo contrário. Além de devolver a capacidade de ouvir os sons com clareza, o aparelho auditivo traz outros benefícios para a saúde do idoso e ajuda a manter a autoestima e qualidade de vida em dia.
Estudos científicos apontam que o uso aparelho auditivo é capaz brecar o avanço da demência e auxilia a manutenção da capacidade mental do deficiente auditivo. Ao devolver a capacidade do usuário de ouvir os sons e se comunicar perfeitamente, a prótese auditiva também contribui para que ele volte a interagir em sociedade. Portanto, ajuda a manter em dia o raciocínio, memória e os estímulos cerebrais.
Perda auditiva não tratada traz prejuízos
A deficiência auditiva costuma ser uma doença progressiva e que ocorre lentamente ao longo dos anos. A perda auditiva não tratada pode trazer sérios prejuízos não apenas para a saúde auditiva, mas também para o cérebro. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais de perda auditiva e iniciar o tratamento o mais rápido possível, mesmo os idosos.
A privação auditiva causada pela falta de estímulos sonoros faz com que as partes do cérebro responsáveis pela audição simplesmente parem de funcionar. É como se o cérebro desaprendesse a escutar. Os sons chegam pelos ouvidos, mas é o cérebro que transforma esses impulsos elétricos na voz do seu filho ou no latido de um cachorro.
Na maioria dos casos de perda auditiva, o uso do aparelho auditivo devolve ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza e se comunicar com os amigos e familiares. Portanto, não deixe o preconceito o impedir de procurar tratamento e cuidar da sua saúde auditiva. Afinal, os jovens de hoje serão os idosos de amanhã. E não se esqueça: o respeito ao idoso é uma maneira de combater a discriminação etária!
Maior empresa de aparelhos auditivos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Para que você tenha a melhor experiência auditiva é fundamental procurar quem realmente entende do assunto. Maior empresa de aparelhos auditivos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a OUVI Aparelhos Auditivos é referência na prevenção é reabilitação auditiva há mais de 27 anos. Contamos com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos.
Revenda oficial da suíça Phonak, líder mundial do segmento, a OUVI conta com um portfólio de mais de 40 tipos de soluções auditivas, que se adequam às necessidades de cada paciente. Atualmente os aparelhos auditivos são modernos, pequenos e praticamente imperceptíveis, proporcionando discrição aliado à excelente qualidade sonora.
Agende uma visita a uma de nossas unidades e mantenha-se conectado com o mundo dos sons. Nossa nova matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO).