Conheça os mitos e verdades sobre o zumbido no ouvido

O que você vai ler neste post

O zumbido no ouvido é um problema que afeta milhares de pessoas de todas as idades. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge 280 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 30 milhões sofram com o zumbido. Mas você sabe o que é o zumbido no ouvido? É importante ficar atento, porque nem tudo que ouvimos por aí é verdade.

Em primeiro lugar, é preciso explicar que o zumbido não é uma doença, mas um sintoma de que o organismo está com um problema. O zumbido é um barulho insistente e incômodo no ouvido, mesmo não há nenhum som no ambiente. A origem do problema é variada. Entre as causas estão alterações no metabolismo ou cardiovasculares, problemas de mastigação, abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos. No entanto, geralmente o zumbido está relacionado a problemas auditivos, como excesso de cera, infecções e lesões, ou ainda a exposição a elevados ruídos sonoros.

A intensidade do problema também varia de cada pessoa. Alguns conseguem conviver com o zumbido sem muitos problemas. Porém, para outras o zumbido é insuportável e traz um incômodo profundo. Por isso, é fundamental buscar uma avaliação médica aos primeiros sinais do problema. Existem exames específicos que podem medir a intensidade e a frequência do zumbido.

Normalmente é realizado a acufenometria, exame feito pelo fonoaudiólogo para identificar o tipo e a intensidade do zumbido no ouvido. Para avaliar se o zumbido está relacionado à problemas auditivos, o que acontece na maioria dos casos, o paciente é submetido à audiometria, exame da audição realizado com fones de ouvido, em cabine acústica. A audiometria fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva.

Para ajudá-lo a conhecer melhor o zumbido no ouvido e suas implicações, confira alguns mitos e verdades sobre o problema:

  • O zumbido não tem tratamento

Mito. Embora muitas pessoas convivam a vida toda com zumbido, o problema tem sim tratamento. O tipo de tratamento vai depender da causa que originou esse sintoma. Portanto, em primeiro lugar é necessários identificar a origem do problema. O tratamento vai desde medidas como a remoção de cera que pode estar obstruindo o ouvido, uso de antibióticos para tratar uma infecção ou a utilização de um aparelho auditivo para melhorar a perda de audição.

  • Alimentação pode influenciar no zumbido

Verdade. Uma alimentação desregrada e com alimentos industrializados ou processados podem ser prejudicial. Estudos científicos apontam que o abuso de cafeína, doces, álcool e alimentos gordurosos tendem a acentuar os incômodos causados pelo zumbido. Ou seja, uma alimentação saudável e balanceada contribui para minimizar os efeitos do problema.

  • Todas as pessoas que têm zumbido terão perda auditiva

Mito. Apesar do zumbido no ouvido ser um sintoma de perda auditiva, isso não significa que todas as pessoas com zumbido terão problemas auditivos. Geralmente, é justamente o contrário. Na maioria dos casos é a perda auditiva é que causa o zumbido. Por isso, um dos tratamentos mais comuns para o zumbido é o uso de aparelho auditivo.

  • O zumbido pode mascarar outras doenças

Verdade. Como visto acima, o zumbido não é uma doença, mas um sinal de que há algo errado no seu organismo. Pode estar associado a alterações no metabolismo (hipoglicemia, intolerância à glicose, diabetes), problemas hormonais e circulatórios, distúrbios da articulação da mandíbula (travamento da mordida, ranger de dentes), ou contratura dos músculos do pescoço.

  • O zumbido afeta apenas pessoas idosas

Mito. Esse é um erro bastante comum. O zumbido pode afetar pessoas de todas as idades, até mesmo crianças. De fato, a incidência é maior entre adultos e principalmente entre os idosos. Mas isso não significa que pessoas mais jovens não possam sofrer de zumbido no ouvido. Segundo a Associação Americana de Zumbido, cerca de 25% dos idosos acima de 70 anos convivem com o Tinnitus.

Tratamento completo com profissionais qualificados!

Como dito acima, a origem do zumbido é variada. Mas se a causa for auditiva, nós podemos te ajudar e proporcionar alívio do zumbido.  Você encontra todas as melhores soluções auditivas para o tratamento do zumbido na OUVI Aparelhos Auditivos, revenda oficial da Phonak. Contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, prontos para identificar as suas necessidades auditivas e iniciar o processo de reabilitação.

Com experiência de mais de 27 anos no mercado de soluções auditivas, a OUVI é referência em prevenção e reabilitação auditiva. Estamos presentes nas cidades de Uberlândia (MG), Uberaba (MG) Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO). Agende uma visita ao endereço mais próximo e acabe de uma vez por todas com o incômodo causado pelo zumbido!

Leia também: Zumbido: Novembro Laranja alerta para o avanço do incômodo problema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *