Como evitar infecções de ouvido durante o verão?

O que você vai ler neste post

A chegada do verão aumenta a busca pelas praias, piscinas e cachoeiras para se refrescar do forte calor da estação. No entanto, é preciso ficar atento e tomar cuidado com as infecções de ouvido. É justamente nesta época do ano que crescem as queixas de otites, principalmente entre as crianças, que costumam ficar muito tempo dentro d’água. Se não tratada corretamente, pode causar muitas dores de ouvido e evoluir até mesmo para a perda auditiva temporária ou mesmo permanente.

A otite é uma inflamação no canal auditivo causada, na maioria dos casos, por germes e fungos presentes na água. No verão, a incidência mais comum é a otite externa, que costuma ter como origem um ligeiro incômodo na parte externa do ouvido. Geralmente esse incômodo evolui para uma forte dor de ouvido. Alguns sinais que indicam as infecções de ouvido são coceira, vermelhidão e leve dor no ouvido. Em casos mais graves pode causar inchaço, produção de secreção, e até mesmo zumbido e tontura.

Durante a inflamação, é natural a redução da capacidade auditiva no ouvido afetado. Na maioria dos casos, isso é decorrente da acúmulo de secreção, descamação da pele inflamada ou edema do conduto. Normalmente a capacidade auditiva volta ao normal após alguns dias. Mas fique atento. Caso a dificuldade de audição persista após o tratamento, as causas precisam ser investigadas por um médico otorrinolaringologista.

Prevenção e tratamento

Algumas ações ajudam a evitar as infecções de ouvido. Entre elas secar bem os ouvidos após nadar, mergulhar ou após o banho e evitar nadar e mergulhar em águas sujas. Jamais utilizar hastes flexíveis dentro do ouvido. Além do risco de machucar, pode retirar a cera protetora do ouvido. utilize as hastes flexíveis somente para fazer a higiene do lado externo do ouvido.

Outra dica importante para evitar a otite externa é o uso do tampão no ouvido. Anatômicos e confeccionados sob medida para crianças ou adultos, os tampões impedem a entrada de água no canal auditivo. O tampão impede que os germes e fungos presentes na água fiquem alojados no ouvido. Por isso, são muito utilizados por nadadores e pessoas que praticam esportes aquáticos com frequência.

De qualquer maneira, é fundamental procurar um especialista nos primeiros sintomas de infecções no ouvido para o diagnóstico e tratamento adequado. O tratamento na maioria dos casos é feito na base de analgésicos via oral, antibióticos ou antifúngicos. A otite de verão deve ser tratada e pode ser prevenida com os devidos cuidados.

Tenha o melhor suporte!

Se a otite ou infecção de ouvido evoluir para a perda auditiva, seja temporária ou permanente, a OUVI Aparelhos Auditivos está pronta para te ajudar! Referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 27 anos, contamos com estrutura completa, profissionais especializados e equipamentos de última geração. Tudo para proporcionar a você a melhor experiência auditiva possível.

A OUVI é representante oficial da Phonak, empresa suíça líder mundial em soluções auditivas. Por isso, disponibilizamos as mais modernas tecnologias em aparelhos auditivos e acessórios existentes no mercado. Um deles certamente é ideal para atender a sua demanda auditiva e devolver a você a capacidade de ouvir todos os sons com clareza e nitidez.

Agende agora mesmo uma visita ao endereço mais próximo e conheça os benefícios de OUVI. Nossa matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO).

Leia também: Covid-19 pode causar surdez, diz estudo britânico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *