Estudo relaciona pandemia ao aumento dos casos de zumbido

O que você vai ler neste post

Os efeitos colaterais da pandemia do novo coronavírus ainda são pouco conhecidos pelos cientistas. A suspeita é que entre esses efeitos estejam a piora do zumbido no ouvido, barulho incômodo e persistente no ouvido, semelhante a um apito ou cachoeira. Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, com apoio das Associações Britânica e Americana de Zumbido, relacionou a covid-19 ao zumbido. Segundo a pesquisa, 40% das pessoas que apresentam sintomas da doença, afirmam ter piora no zumbido.

O estudo contou com a participação de 3.103 pessoas de 48 países, e foi publicada na prestigiada revista Frontiers in Public Health. A pesquisa apontou que, além daqueles que já conviviam com o problema e sentiram uma piora após testarem positivo para a doença, algumas pessoas relataram que passaram a sentir o zumbido depois de contraírem a covid-19.

“Algumas das mudanças trazidas pelo covid-19 parecem ter tido um impacto negativo na vida das pessoas com zumbido e os participantes deste estudo relataram que os sintomas do COVID-19 estão piorando ou, em alguns casos, até iniciando zumbido e perda auditiva. Isso é algo que precisa ser examinado de perto pelos serviços clínicos e de suporte”, explicou, em nota, cientista Eldre Beukes, principal autor da pesquisa.

Os pesquisadores ainda tentam entender a relação entre a covid-19 e o zumbido. Uma das causas pode ser o novo hábito das pessoas graças à necessidade do isolamento e distanciamento social. O excesso de equipamentos eletrônicos durante aulas online ou trabalho remoto e o consumo de café são algumas das situações que podem contribuir para o zumbido. Solidão, ansiedade e insônia são outros fatores.

Tratamentos para o zumbido

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge 280 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 30 milhões sofram com o zumbido. A boa notícia é que você não precisa conviver com esse incômodo problema. As principais causas do zumbido vão desde a perda auditiva, até alterações no metabolismo ou cardiovasculares, problemas de mastigação, abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos.

No entanto, é muito provável que a causa do zumbido tenha como origem a perda auditiva ou outras questões ligadas à audição. Isto porque cerca de 90% dos casos o zumbido está relacionado a problemas auditivos. Portanto, na maioria dos casos o uso do aparelho auditivo resolve o problema. Além do aparelho auditivo, outras duas soluções auxiliam no tratamento do zumbido.

O segundo elemento para o tratamento do zumbido é o gerador de ruído. Integrada ao aparelho auditivo, a ferramenta é útil por emitir um som suave que se confunde com o ruído de fundo e tira o foco do paciente no zumbido.  Por fim, a terceira solução para o zumbido é o aplicativo Phonak Tinnitus Balance, disponível para iOs e Android. A ferramenta interativa funciona como uma terapia sonora, na qual os usuários podem selecionar sons padrão ou canções de sua própria biblioteca de música e usar a opção de temporizador para ajudá-los a adormecer.

Tratamento completo com profissionais qualificados!

Você encontra todas essas soluções auditivas para o tratamento do zumbido e da perda auditiva na OUVI Aparelhos Auditivos, revenda oficial da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Com experiência de mais de 27 anos no mercado, a OUVI é referência em prevenção e reabilitação auditiva.

Contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, prontos para identificar as suas necessidades auditivas e iniciar o processo de reabilitação. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência auditiva possível, com conforto e preço justo. A OUVI conta com estrutura completa, equipamentos de última geração, atendimento personalizado e exclusivo.

São sete unidades à sua disposição, sendo duas em Uberlândia (MG) e ainda nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO). Agende uma visita ao endereço mais próximo e acabe de uma vez por todas com o incômodo causado pelo zumbido!

Leia também: Quais os impactos da perda auditiva em sua saúde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *