Entenda por que utilizar o aparelho auditivo nos dois ouvidos

O que você vai ler neste post

A perda auditiva pode afetar um ou os dois ouvidos. Quando a redução da capacidade auditiva afeta os dois ouvidos, é chamada perda auditiva bilateral. Na maioria dos casos, é comum que a audição de um ouvido seja melhor do que do outro. No entanto, mesmo se isso acontecer, é fundamental utilizar o aparelho auditivo nos dois ouvidos para ter uma audição com excelente qualidade sonora.

Para entender por que isso é importante, é necessário compreender como funciona a audição. O órgão da audição é dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A externa capta os sons, transmite para o tímpano através do canal auditivo e as ondas sonoras fazem o tímpano vibrarem. A partir daí, os ossículos martelo, bigorna e estribo passam a vibração para a orelha interna. A cóclea, por sua vez, converte esses movimentos em sinais elétricos e o nervo auditivo transmite os sinais para o cérebro. Tudo isso ocorre em milésimos de segundos.

Como se vê, o cérebro foi projetado para processar o som dos dois ouvidos. Isto é, o som chega de ambos os lados. Portanto, quando os ouvidos trabalham em conjunto, o som fica muito mais claro e natural. Além disso, com dois ouvidos funcionando perfeitamente, é possível captar sons mais distantes. Assim, ter uma audição de qualidade nos dois ouvidos permite não só ouvir com mais clareza, mas também identificar com mais facilidade a localização do som.

Outro benefício de ter os dois ouvidos funcionando é a capacidade de reconhecimento de fala. Por exemplo, quando estiver conversando em um grupo de pessoas, é possível perceber perfeitamente quem está falando com você, mesmo se as vozes forem parecidas e o ambiente for barulhento, como um restaurante, bar ou reuniões familiares. Já se você só usa o aparelho auditivo de um lado, é provável tenha mais dificuldades para entender os sons que vêm da direção sem a prótese.

Estímulos nos dois ouvidos

Mas não é só isso. Quanto mais tempo o paciente com perda auditiva ficar sem utilizar os aparelhos auditivos, maiores serão as dificuldades para ele voltar a ouvir normalmente. Isso acontece porque se não for estimulado o cérebro perde algumas habilidades relacionadas à escuta.

Entre essas habilidades que se perdem quando a perda auditiva não é tratada corretamente estão: localização e direção do som; memorização e associação do som; capacidade de identificar pessoa que está falando numa conversa em grupo; e reconhecimento de sons cotidianos. Com o uso regular do aparelho o usuário recupera essas habilidades, mesmo que precisa fazer o treinamento auditivo.

Por tudo isso, é essencial que o paciente com perda auditiva bilateral utilize o aparelho auditivo nos dois ouvidos simultaneamente. É natural que o paciente tenha a ideia de utilizar um de cada vez. Mas, como vimos acima, essa prática não é indicada.

Venha para a OUVI!

Atualmente os aparelhos auditivos são pequenos, discretos e praticamente imperceptíveis. Revendedora oficial da Phonak, a OUVI Aparelhos Auditivos oferece as mais modernas tecnologias em aparelhos auditivos, ideais para cada pessoa e grau de deficiência. Tudo com preço justo e qualidade garantida.

A OUVI conta ainda com atendimento personalizado e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participa de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO) e descubra as vantagens de uma audição perfeita!

Leia também: Como se comunicar com uma pessoa com perda auditiva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *