Dicas para facilitar a adaptação ao aparelho auditivo

O que você vai ler neste post

O diagnóstico de perda auditiva pode causar muitas dúvidas e apreensões. Como será a minha adaptação ao aparelho auditivo? Vou ouvir com a mesma qualidade de antes? O aparelho auditivo vai despertar olhares curiosos das pessoas? Questões como essas são comuns ao receber o diagnóstico de perda auditiva. Com o tempo a adaptação ao aparelho auditivo acontece naturalmente. No entanto, algumas dicas ajudam a facilitar esse período.

A dica número 1 é usar o aparelho auditivo o máximo de tempo possível. No início é natural estranhar o som gerado pelo aparelho. Ele pode ser muito alto e estridente. Também é esperado que o usuário sinta dificuldade de ouvir em ambientes com ruídos. Mas não desista. Com a adaptação os sons se tornarão claro e naturais. Não sinta vergonha de usar a prótese auditiva. Lembre-se que os aparelhos auditivos devolverão a você a capacidade de se comunicar perfeitamente e manter-se conectado com o mundo. Além disso, os aparelhos atuais são pequenos, discretos e alguns até invisíveis.

Outra ação fundamental para uma boa adaptação ao aparelho auditivo é realizar o acompanhamento periódico com seu fonoaudiólogo. O profissional faz os ajustes de acordo com a sua demanda auditiva, garantindo o máximo desempenho do dispositivo. Portanto, procurar um centro auditivo especializado, com profissionais experientes e qualificados, é essencial para que a reabilitação auditiva seja eficaz.

Use o aparelho no silêncio e no barulho

A terceira dica para facilitar a adaptação ao aparelho auditivo é conhecer o funcionamento do dispositivo em diferentes situações. Para isso, use o aparelho mesmo em situações nas quais você talvez consiga escutar. Como, por exemplo, em casa e num ambiente silencioso. Isso fará você se habituar com os sons que chegam aos seus ouvidos e se acostumar mais rapidamente ao uso da prótese auditiva.

Mesmo se você não tiver dificuldades em compreender os sons do rádio ou da televisão, não deixe de usar o aparelho nessas ocasiões. Vale a pena reforçar que, quanto mais tempo você utilizar a prótese auditiva em suas rotinas diárias, mais rápido será o processo de adaptação. O cérebro precisa se reacostumar a ouvir os sons.

Também utilize os aparelhos auditivos em ambientes mais ruidosos, como perto de uma estrada movimentada, no shopping center, no centro da cidade ou em um restaurante barulhento. Você perceberá que o tecnologia do aparelho filtra o ruído e transmite a você somente os sons que realmente importam, como os da pessoa com quem está conversando.

Dica fundamental é OUVI!

Seguindo todas essas dicas, certamente você terá uma excelente experiência com o aparelho auditivo. Porém, antes de comprar o aparelho auditivo, procure um centro auditivo de excelência e com experiência no mercado. A OUVI Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 27 anos.

A OUVI conta com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que estão à disposição para proporcionar a você a melhor reabilitação auditiva. O mesmo profissional acompanha o paciente em todos os atendimentos e poderá esclarecer dúvidas que possam surgir, além de aprimorar os ajustes sonoros dos aparelhos de acordo com as necessidades de cada usuário.

Não permita que a perda auditiva o impeça de viver todos os momentos. Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades. Nossa matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO).

Leia também: Conheça os benefícios do aparelho auditivo recarregável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *