Deficiência auditiva pode afetar desempenho escolar

O que você vai ler neste post

Com o início das aulas, seja online ou presencial, a preocupação de pais com o desempenho escolar do seu filho volta a ser uma preocupação constante. Pouca gente sabe, mas a dificuldade de aprendizagem de crianças e adolescentes pode estar relacionado com a deficiência auditiva. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 32 milhões de crianças no mundo possuem algum tipo de perda auditiva. Deste total, 40% tem como causa problemas genéticos e outros 31% por infecções como sarampo, rubéola e meningite.

São comuns episódios nos quais a criança apresenta dificuldades na fase de alfabetização simplesmente porque não escutava o que o professor dizia em sala de aula. Ou deixava de interagir nas aulas por não entender o que foi proposto. Por isso a deficiência auditiva costuma ser confundida com déficit de atenção, desconcentração ou mesmo desinteresse pelos estudos. No entanto, a verdade é que a criança não consegue ouvir os professores e colegas com clareza, dificultando o processo de aprendizagem.

Diante desse cenário, é importante ficar atento e observar alguns sinais que podem indicar que seu filho tem algum tipo de deficiência auditiva. Entre eles estão assistir à televisão num volume mais alto que outros membros da família; posicionar um dos ouvidos para a frente quando está ouvindo; apresentar queda brusca no rendimento escolar e alterações no comportamento em sala de aula; e falar mais alto que o habitual.

Se perceber alguns desses sinais, a recomendação é procurar um especialista e fazer um check-up auditivo em seu filho. Quanto mais precoce a deficiência auditiva for identificada e o tratamento iniciado o tratamento, menores serão os impactos na vida do seu filho. As crianças com perda de audição correm o risco de ter atrasos no desenvolvimento da linguagem e comunicação, além de apresentar dificuldades de aprendizagem.

Sky Marvel

No caso de perda auditiva, mesmo a de grau leve, o tratamento mais indicado é o uso de aparelho auditivo. Líder mundial em soluções auditivas, a Phonak conta com uma linha de aparelhos auditivos desenvolvidas especialmente para o público infantil. O aparelho auditivo Sky Marvel, da nova e revolucionária plataforma da Phonak, conta com uma entrada de áudio ideal para o desenvolvimento da fala e da linguagem, com funcionalidades simples e descomplicadas. A tecnologia visa auxiliar no progresso de todas as habilidades da criança nas etapas iniciais da vida.

Outra vantagem é que o aparelho é totalmente personalizado para que os pais identifiquem quando está ligado ou se a bateria está fraca. Além disso, os aparelhos Sky Marvel possuem maior durabilidade, são resistentes à poeira e umidade e oferecem uma extensa variedade de cores. Tudo para proporcionar às crianças e adolescentes uma perfeita audição e compreensão da fala em qualquer ambiente.

Os aparelhos da linha Marvel possuem bateria recarregável, com alta velocidade de carga e duração da bateria. A nova plataforma também permite também tem conexão direta com o sistema Roger, microfone sem fio que envia os sons diretamente ao receptor conectado no ouvido do usuário. Ou seja, os sons chegam diretamente aos ouvidos, sem a interferência de ruído de fundo, facilitando a compreensão dos sons. O uso em sala de aula é ideal para crianças com dificuldades auditivas.

E mais. O Sky Marvel possui conexão direta com qualquer tipo de smartphone, seja Android, iOs ou outros dispositivos com protocolo Bluetooth. O dispositivo conta com o AirStream, tecnologia para a transmissão de streaming de áudio de alta qualidade para qualquer TV e sistemas de som estéreo. Tudo isso com excelente qualidade sonora.

Dê ferramentas para seu filho explorar o mundo

Referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 27 anos, a OUVI Aparelhos Auditivos oferece suporte completo e eficaz para o tratamento auditivo do seu filho. Contamos com uma equipe especializada de fonoaudiólogos, que acompanharão a criança em todas as etapas do processo, desde a escolha do aparelho auditivo, passando pelos ajustes e adaptação até o acompanhamento periódico.

Revendedora oficial da Phonak, a OUVI conta com sete unidades nos estados de Minas Gerais e Goiás. Nossa matriz está localizada em Uberlândia, que conta ainda com outra unidade. Também estamos presentes em Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO).  Agende uma visita a uma de nossas unidades e dê ao seu filho as ferramentas para que ele se desenvolva e explore o mundo!

Leia também: Recebi o diagnóstico de perda auditiva. O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *