Como convencer seus pais dos benefícios do aparelho auditivo?

O que você vai ler neste post

Cerca de 466 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a perda auditiva, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora o problema afete pessoas de todas as idades, a maior incidência é entre os idosos. No entanto, muitos se recusam a utilizar o aparelho auditivo, tratamento indicado para a maioria dos casos de perda auditiva. Cabe aos filhos convencerem os pais dos inúmeros benefícios do uso da prótese auditiva.

Em primeiro lugar, muitos idosos consideram a redução da capacidade auditiva como algo natural. Além disso, geralmente resistem a procurar um especialista e iniciar o tratamento auditivo. Para superar os receios da mudança e ressaltar a importância do tratamento, o bom diálogo entre a família será fundamental. É importante explicar os impactos do aparelho auditivo para a saúde como um todo.

Além da dificuldade de ouvir os sons com clareza, a perda auditiva traz outros prejuízos para a saúde. A diminuição dos sons que entram pelos ouvidos e chegam ao cérebro reduzem a capacidade cognitiva, encurtando as atividades cerebrais. Ou seja, quando o idoso é privado do estímulo sonoro por um período prolongado, certamente haverá uma perda cognitiva e pode acelerar a demência.

Melhora na autoestima e qualidade de vida

Outros fatores que podem ajudar a convencer os seus pais da importância da reabilitação auditiva são explicar a eles o aumento da autoestima e qualidade de vida. Afinal, o uso do aparelho auditivo devolve ao paciente a independência e fará toda diferença no dia a dia do usuário. É extremamente incômodo ter que pedir constantemente para as pessoas repetirem o que acabaram de dizer.

Além disso, ao escutar os sons com clareza, o idoso terá outros benefícios, como escutar música, rádio ou TV em um volume que não atrapalhe as demais pessoas da casa; participar com qualidade das conversas e das interações sociais; reduzir o volume de toques do celular (chamadas, mensagens, despertador); falar ao telefone ou em conversas em um tom de voz normal; e ouvir sons de campainha, interfone ou de alguém batendo na porta.

Muitas pessoas podem evitar o uso de aparelhos auditivos por causa do constrangimento, estética ou de uma negação à deficiência auditiva. Quanto a isso, a boa notícia é que existem modelos de aparelhos bem discretos e confortáveis. Mais importante que isso, pacientes que usam aparelhos auditivos desfrutam de uma vida melhor do que aqueles que deixam o problema de audição sem tratamento.

Traga seus pais ao lugar certo!

Diante de tudo isso, é importante ficar atentos aos sinais de perda auditiva e procurar um especialista assim que identificar a dificuldade de ouvir. Embora a perda auditiva seja comum entre os idosos, o tratamento é fundamental para manter a qualidade de vida, liberdade e independência. Quanto antes for iniciado o tratamento, menores serão os prejuízos.

Há mais de 27 anos no mercado, a OUVI Aparelhos Auditivos oferece uma grande variedade de tipos e modelos de aparelhos auditivos, além de acessórios e demais soluções auditivas. Representante oficial da Phonak, líder mundial do segmento, a OUVI é referência quando o assunto é reabilitação e prevenção auditiva.

Além de um portfólio de mais de 40 soluções auditivas, a OUVI conta com uma estrutura exclusiva de atendimento e uma equipe capacitada de fonoaudiólogos. Nosso objetivo é proporcionar aos pacientes a melhor experiência auditiva, com preço justo e qualidade. Não deixe que a perda auditiva limite a sua vida. Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades em Uberlândia (MG), Uberaba (MG, Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) ou Itumbiara (GO).

Leia também: Como escolher o aparelho auditivo ideal para você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *