Saiba como superar os principais tabus da perda auditiva

O que você vai ler neste post

A perda auditiva acomete milhões de pessoas de todas as idades. No entanto, apesar da elevada incidência, ainda existem muitos tabus que atrapalham a procura pelo tratamento e a plena reabilitação auditiva. Desde a dificuldade de procurar ajuda, até a vergonha de usar o aparelho ou mesmo a dificuldade no período de adaptação. O apoio da família é fundamental para superar os tabus e voltar a ter uma audição com excelente qualidade sonora.

O primeiro tabu é a dificuldade de identificar a dificuldade de ouvir. No início é comum as pessoas não se darem conta da redução da capacidade auditiva. Algumas estratégias, mesmo que inconsciente, fazem com que muitos se adaptem à nova condição. Entretanto, com o passar do tempo, a perda auditiva tende a aumentar e a qualidade de vida diminuir.

Outro tabu é a resistência em procurar ajuda, especialmente quando o paciente é idoso. Há um conceito errado de que o idoso com perda auditiva não deve procurar tratamento. Pelo contrário. Além de devolver a capacidade de ouvir os sons com clareza, o aparelho auditivo traz outros benefícios para a saúde do idoso.

Vergonha e dificuldade de adaptação

Apesar do aparelho auditivo ser um equipamento comum e, como dito acima, a perda auditiva ser um problema muito frequente, algumas pessoas ainda têm vergonha de usar o dispositivo, principalmente os mais jovens. Há o receio de sofrerem preconceito e serem taxadas de incapazes. Porém não há motivo para ter vergonha. O aparelho auditivo é um dispositivo que permite a seus usuários se comunicar e interagir com o mundo.

Não deixe que a vergonha o impeça de ouvir os sons com clareza e se manter conectado com o mundo. Além disso, atualmente os aparelhos auditivos são discretos, pequenos e praticamente imperceptíveis. O Phonak Lyric, por exemplo, proporciona total discrição por ser 100% invisível. O aparelho é posicionado no conduto auditivo, com total segurança, aproveitando a anatomia natural da orelha. O dispositivo ainda diminui o ruído ao fundo, proporcionando ao usuário qualidade sonora natural.

Outro tabu é a adaptação ao aparelho auditivo. O processo pode ser mais complexo que o esperado e exige paciência e persistência. É natural que o paciente tenha a ansiedade de voltar a ouvir os sons com clareza assim que começar a usar a prótese auditiva. Porém, no início é comum descobrir novos sons e ter a impressão de que são mais altos do que eram antes de utilizar o aparelho.

Aparelho auditivo devolve a capacidade de ouvir

Na maioria dos casos de perda auditiva existem alternativas para devolver a capacidade de escutar os sons, mesmo em pessoas idosas. O tratamento mais indicado é o uso do aparelho auditivo. A função principal do aparelho auditivo é amplificar as ondas sonoras para que uma pessoa possa ouvir os sons no ambiente ao seu redor.  Com tecnologia avançada, o dispositivo amplifica apenas os sons necessários para a comunicação do usuário e reduz o ruído de fundo. 

Supere os tabus e volte a ter uma audição saudável. A OUVI Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há quase 30 anos. Oferecemos aos nossos pacientes um atendimento personalizado, com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. A OUVI é revenda oficial da Phonak, empresa suíça líder mundial do segmento. Por isso, contamos com as mais modernas tecnologias em aparelhos auditivos, que atendem às necessidades de cada paciente. Tudo com conforto e preço justo.

Visite uma de nossas unidades e conheça de perto todos os benefícios de OUVI. Nossa matriz está localizada em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO).

Leia também: Previna-se: perda auditiva começa cada vez mais cedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *