Saiba como se comunicar em ambientes barulhentos

O que você vai ler neste post

Só quem tem perda auditiva sabe como é difícil conseguir se comunicar em ambientes barulhentos. Compreender a fala em bares, restaurantes ou mesmo reuniões de trabalho pode ser um desafio, mesmo se estiver usando o aparelho auditivo. Isso porque o ruído do ambiente faz com que a fala pode chegue ao cérebro incompleta ou com som distorcido, exigindo melhor performance das habilidades auditivas, maior concentração e integração sensorial.

Por isso o esforço auditivo para ouvir os sons em ambientes barulhentos pode causar fadiga e cansaço excessivo. Ou seja, é como se o cérebro tivesse que trabalhar o dobro para dar conta de ouvir. Nestes casos, o esforço para compreender a fala em uma rua com trânsito carregado ou num restaurante lotado, pode aumentar ainda mais o cansaço de um dia exaustivo de trabalho.

Além do cansaço excessivo, esse dificuldade em ouvir os sons e se comunicar em ambientes barulhentos pode fazer a pessoa com perda auditiva se isolar. É natural eu ela evite encontros sociais ou reuniões familiares. Algumas dicas podem ajudar a pessoa com deficiência auditiva a se comunicar em locais barulhentos e impedir que isso aconteça.

Não tente esconder a deficiência auditiva e use os recursos

Em primeiro lugar, é fundamental assumir a deficiência auditiva. Não há nenhum problema em ter dificuldades de audição. Porém, algumas pessoas evitam assumir a surdez, gerando frustrações e desentendimentos desnecessários. Deixe claro para as outras pessoas que você tem perda auditiva e peça a elas para falarem devagar e de frente a você.

É comum em restaurantes ou jantares de família ficar distante das pessoas com quem está conversando, não é mesmo? Por isso tente ficar próximo da pessoa com quem quer falar. Isso facilita não só conseguir compreender a fala, mas também que você faça leitura labial. Essa estratégia é usada não apenas para quem tem perda auditiva. Mesmo pessoas com audição dentro dos padrões de normalidade costumam usar essa estratégia.

A tecnologia é nossa aliada. Diante disse, aproveite todos os benefícios tecnológicos do seu aparelho auditivo. A maioria deles conta com recursos de controle de ruído e foco em sons de fala. Vale a pena conversar com seu fonoaudiólogo e pedir a ele o melhor ajuste possível da sua prótese auditiva para situações neste tipo de ambiente.

Diante das dificuldades de ouvir os sons em ambientes barulhentos, os microfones remoto são uma boa alternativa para facilitar a comunicação. O microfone envia os sons diretamente ao receptor conectado no seu ouvido. Assim, você recebe o som mais limpo, sem a interferência de ruído de fundo, facilitando a compreensão.

Ouça os sons da vida!

Não deixe que a perda auditiva limite a sua vida. Por isso, procure um especialista assim que sentir qualquer dificuldade para ouvir os sons. O uso do aparelho auditivo é indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Os aparelhos atuais são pequenos, discretos e desenvolvidos com tecnologia de última geração.

Com quase 30 anos de experiência no mercado, a OUVI Aparelhos Auditivos conta com estrutura completa, equipamentos de ponta e uma equipe especializada de fonoaudiólogos. Nossos profissionais estão prontos para te ajudar a ter uma audição plena e saudável. Tudo isso aliado a conforto e preço justo.

Agende uma visita a uma de nossas unidades e conheça os benefícios de OUVI. Nossa nova matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO).

Leia também: Covid-19 pode causar surdez, diz estudo britânico

Ouvi Aparelhos Auditivos
Ouvi Aparelhos Auditivos

Empresa Especializada em Vendas de Aparelhos Auditivos na interner

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *