Como se comunicar com uma pessoa com perda auditiva?

O que você vai ler neste post

A deficiência auditiva atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo mundo. Portanto, é possível que em algum momento da sua vida você conheça um amigo ou familiar com problemas de audição. Comunicar com um familiar ou alguém próximo a você que tem perda auditiva pode ser um desafio, mesmo se a pessoa fizer uso de aparelhos auditivos. Algumas dicas podem ajudar nessa interação e evitar constrangimentos.

Em primeiro, lembre-se que existem vários tipos de deficiência auditiva, desde uma leve dificuldade de ouvir os sons até a surdez profunda. No primeiro caso, basta você falar num tom ligeiramente mais alto e devagar. Já para se comunicar com pessoas com surdez profunda, as estratégias são diferentes. Diante disso, naturalmente é preciso ter atenção às particularidades e dificuldades de cada pessoa.

Existem ainda os surdos sinalizados, aqueles que nasceram surdos ou perderam a audição antes da formação plena da fala e utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E tem ainda os surdos oralizados, que se comunicam através da fala oral e leem os lábios. Para essas pessoas, o aparelho auditivo ou o implante coclear podem ou não resolver o problema de audição.

Principais dicas para uma boa comunicação

A dica número um para se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva é sempre falar pausadamente. No entanto, atenção: fale com naturalidade e bem articulado, e não trate o interlocutor com infantilidade. Outro ponto que facilita a compreensão é estar sempre de frente para ele. A maioria das pessoas com deficiência auditiva estão habituadas a ler os lábios.

Outra recomendação importante para conversar com uma pessoa com perda auditiva é fazer algum sinal visual ou um leve toque no braço ou ombro para chamar a sua atenção. Entretanto, seja discreto e jamais faça toques bruscos, acene desesperadamente e, principalmente, nunca bata os pés no chão. Além de falta de educação, esses gestos bruscos ou barulhentos são ineficazes e podem deixá-los constrangidos.

Uma úlima dica, mas não menos importante: gritar definitivamente não é uma boa opção! É senso comum imaginar que basta aumentar o volume da voz para que a pessoa com dificuldades auditivas possa nos ouvir. Contudo, o efeito pode ser justamente o contrário. Gritar pode distorcer a fala e atrapalhar ainda mais a comunicação.

De volta ao mundo dos sons!

Com quase 30 anos de experiência em prevenção e reabilitação auditiva, a OUVI Aparelhos Auditivos está pronta para ajudar você ou seu familiar a se manterem conectados através dos sons. Revendedora oficial da Phonak, líder mundial do segmento, a OUVI conta com um portfólio de mais de 40 tipos de soluções auditivas, que atendem às necessidades de cada paciente.

A OUVI oferece aos pacientes estrutura completa, atendimento personalizado e diferenciado e equipamentos de última geração. Contamos ainda com uma equipe altamente qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva possível.

Estamos presentes nos estados de Minas Gerais e Goiás. Nossa matriz está localizada em Uberlândia (MG), que conta ainda com outra unidade. A OUVI ainda está presente em outros cinco endereços, nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO). Agende uma consulta a unidade mais próxima e descubra os benefícios de OUVI!

Clique aqui e saiba mais sobre saúde auditiva e aparelhos auditivos!

Ouvi Aparelhos Auditivos
Ouvi Aparelhos Auditivos

Empresa Especializada em Vendas de Aparelhos Auditivos na interner

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *