Saiba como identificar os sinais da perda auditiva

O que você vai ler neste post

A audição é um dos principais sentidos do ser humano e essencial no nosso cotidiano. É através dela que nos comunicamos com nossos amigos e desenvolvemos a linguagem e a fala. A perda auditiva pode acontecer de forma gradativa, o que dificulta a identificação e exige atenção permanente. Conheça os principais sinais que podem indicar redução da capacidade auditiva.

Alguns sintomas que ajudam a perceber esses sinais são pedir constantemente para as pessoas repetir o que está falando, ouvir a televisão com o volume mais alto que os demais e ter dificuldade de se comunicar pelo telefone ou em locais barulhentos. Os sons da fala mais agudos também costumam ser de difícil compreensão para quem sofre de perda auditiva.

Outro sinal bastante comum de perda auditiva é o zumbido no ouvido, barulho constante semelhante ao som de um apito ou cachoeira, mesmo quando não há nenhum ruído no ambiente. Apesar de na maioria dos casos estar associado à dificuldade auditiva, o zumbido no ouvido pode ter outras causas.

Caso sinta alguns desses sintomas, é fundamental procurar um otorrinolaringologista o mais rápido possível. Ele vai confirmar a perda auditiva e indicar o tratamento mais indicado. A surdez não tratada pode trazer uma série de problemas de saúde, que vão desde atraso de aprendizagem até demência e depressão.

As causas da perda auditiva são variadas. Geralmente, está relacionada ao envelhecimento natural do ser humano. A cada quatro pessoas com mais de 70 anos, pelo menos uma apresenta algum tipo de perda auditiva. A surdez também pode ser congênita ou motivadas pela exposição constante a ambientes barulhentos.

Como tratar?

Dentre opções de reabilitação auditiva estão o aparelho auditivo, terapia de linguagem e o implante coclear – dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, que visa proporcionar aos seus usuários sensação auditiva próxima ao fisiológico. No entanto, o aparelho auditivo é indicado para a maioria dos casos de perda auditiva de diversos graus, inclusive severo.

O aparelho auditivo não restaura a audição, mas oferece condições de ouvir os sons com clareza e levar uma vida totalmente normal. Atualmente os aparelhos auditivos são modernos, discretos, pequenos e muitas vezes imperceptíveis, o que facilita seu uso e aceitação. Alguns modelos, como o Phonak B-Direct contam com conexão direta com o celular e a televisão. Outros são invisíveis, caso do Lyric, os dispensam o uso de baterias recarregáveis – linha Belong.

Faça a melhor escolha!

Com mais de 27 anos no mercado, a OUVI Aparelhos Auditivos conta com sete unidades no estado de Goiás e Minas Gerais. São dois endereços em Uberlândia (MG) e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão. Revendedora oficial da Phonak, líder mundial em soluções auditivas, a OUVI tem um portfólio de mais de 40 tipos de soluções auditivas, ideais para cada paciente e tipo de perda auditiva.

Além da grande variedade em aparelhos auditivos e demais acessórios, a OUVI oferece ao paciente um tratamento diferenciado, com uma equipe de fonoaudiólogos especializados. Os profissionais acompanham o paciente em todas as etapas do tratamento, desde a escolha do aparelho auditivo, passando pelos ajustes do aparelho, período de adaptação e acompanhamentos periódicos. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva!

Leia também: Aparelho auditivo ou amplificador. Quais as diferenças?

Ouvi Aparelhos Auditivos
Ouvi Aparelhos Auditivos

Empresa Especializada em Vendas de Aparelhos Auditivos na interner

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *