Saiba como cuidar corretamente do seu aparelho auditivo

O que você vai ler neste post

Só quem usa o aparelho auditivo sabe o quanto o dispositivo é fundamental para o seu dia-dia, não é mesmo? Algumas ações podem ajudar a evitar que o aparelho pare de funcionar repentinamente.  Afinal, o equipamento é composto por componentes eletrônicos altamente tecnológicos, que exigem alguns cuidados básicos para prolongar sua vida útil e proporcionar o máximo desempenho.

Em primeiro lugar, é importante realizar limpeza diária do aparelho, seguindo todas as recomendações seguidas pelo fabricante e do seu fonoaudiólogo. Na maioria dos casos, não é indicado utilizar álcool ou produtos de limpeza. Basta uma pequena escova ou pano macio para a limpeza, mantendo o perfeito funcionamento e durabilidade do seu aparelho auditivo.

Lembre-se de sempre remover os aparelhos auditivos antes de tomar banho, entrar na piscina ou na sauna. Os aparelhos contam com peças sensíveis aos efeitos corrosivos da transpiração e umidade. Por isso, uma das maneiras mais eficazes para aumentar a vida útil e manter o seu aparelho auditivo em pleno funcionamento é protegê-lo da umidade.

Guarde-os num lugar seguro

O uso do desumidificador também é útil para contribuir com a manutenção do aparelho e aumentar a sua vida útil.  O dispositivo livra o dispositivo de toda umidade, cera e o mal cheiro. O desumidificador elétrico vai além e retira todas as bactérias que possam estar presentes no seu aparelho auditivo.

Outro cuidado recomendado para manter seu aparelho auditivo em perfeito funcionamento é guardá-lo o em lugar seguro e fresco e desligá-lo quando não estiver utilizando. Também é importante ficar atento à bateria para não ficar sem carga de repente. O aparelho auditivo não tem o mesmo desempenho sonoro quando está com a bateria fraca.

Por fim, ao colocar seus aparelhos auditivos, a sugestão é que você esteja sentado num lugar com apoio e boa iluminação. Fique atento para colocar o aparelho corretamente. E não se esqueça da última dica. Tenha cuidado ao manusear o dispositivo e evite derrubar o aparelho no chão.

O aparelho parou de funcionar. E agora?

Mesmo se todos os cuidados orem tomados, ninguém está livre do aparelho parar de funcionar sem nenhuma explicação.  Mas não se desespere. Na maioria dos casos a falha é simples e você mesmo pode resolver de maneira rápida e fácil. A falha pode acontecer por motivos como o descarregamento da pilha ou excesso de cera no aparelho auditivo, impedindo a chegada do som.

Se o aparelho auditivo parou de funcionar de repente, o primeiro passo é desligar, esperar alguns segundos e ligar novamente. Depois, verifique se a bateria ainda está funcionando. Observe se a cera está obstruindo a saída do som. Caso contrário, faça a substituição. Entretanto, se o problema persistir, jamais tente consertar o aparelho por conta própria e procure a ajuda de um centro auditivo especializado.

Referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 27 anos, a OUVI Aparelhos Auditivos pode lhe ajudar. Se tiver alguma dúvida sobre o funcionamento ou manuseio do aparelho auditivo, nossos fonoaudiólogos estão à disposição para ajudá-lo. Contamos com profissionais qualificados e que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva.

Não fique sem ouvir os sons da vida. Agende uma consulta agora mesmo a uma de nossas unidades. A OUVI está presente em sete endereços, nos estados de Minas Gerais e Goiás. São duas unidades em Uberlândia (MG) e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO). Descubra os benefícios de Ouvi!

Leia também: Como identificar e tratar a perda auditiva na velhice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *