O que fazer para ampliar a vida útil do aparelho auditivo?

O que você vai ler neste post

O aparelho auditivo é um equipamento com alto grau de tecnologia e tem uma vida útil que geralmente varia de três a cinco anos. No entanto, o aparelho auditivo é um equipamento extremamente frágil e que pode ser danificado com facilidade caso não seja manuseado corretamente. Por isso, é fundamental adotar algumas ações que ajudam a manter o equipamento em pleno funcionamento e ampliam a sua durabilidade.  

A dica número um para ampliar a vida útil do aparelho auditivo é realizar limpeza diária do dispositivo, fundamental para o perfeito funcionamento e durabilidade do equipamento. Para isso, você deve seguir todas as recomendações de cuidados e uso descritas no guia do usuário e de seu fonoaudiólogo. A higienização deve ser feita com pequena escova ou pano macio e não é indicado utilizar água, álcool ou produtos de limpeza.

Em segundo lugar, jamais tente consertar o aparelho auditivo caso ele pare de funcionar repentinamente. Se isso acontecer, o primeiro passo é desligar, esperar alguns segundos e ligar novamente. Depois, verifique se a bateria ainda está funcionando e se existe cera obstruindo a saída do som. Entretanto, se o problema persistir, procure a ajuda de um centro auditivo especializado.

Mantenha o aparelho longe da água, de crianças e animais

Uma dica importante para aumentar a durabilidade do seu aparelho auditivo é sempre guardá-lo em um local seguro e longe do alcance de crianças e animais domésticos. Como dito acima, o equipamento tem componentes elétricos que danificam com facilidade. São comuns os casos de pessoas que perderam o aparelho para a boca do animal de estimação. Portanto, mantenha a prótese auditiva em um local seguro e que somente você tenha acesso.

Outro conselho essencial é manter o aparelho auditivo distante do contato com a água. A maioria dos aparelhos auditivos modernos têm a caixa do dispositivo à prova d’água, proteção que o torna muito mais resistente a oxidação e garantem o funcionamento do dispositivo mesmo em breve contato com a água. No entanto, o receptor não é resistente à água. Por isso o fabricante orienta evitar o contato com a água e sempre retirar o aparelho auditivo para tomar banho ou mergulhar.

Mas se ainda assim o seu aparelho auditivo molhar por algum motivo, seja por causa do suor excessivo ou uma chuva repentina, é importante tomar algumas precauções. Em primeiro lugar, desligue o aparelho assim que perceber que ele foi molhado por um longo período. Em seguida, retire a bateria do dispositivo e use um pano limpo, seco e macio para secá-la. Com o compartimento da bateria aberto, agite o aparelho para retirar toda a água possível.

Uma das principais ações que ajudam a aumentar a vida útil é o uso frequente do desumidificador. O dispositivo retira toda umidade, cera e o mal cheiro. É importante reforçar que a recomendação é manter o aparelho auditivo no desumidificador sempre que não estiver sendo utilizado. O desumidificador elétrico utiliza luz ultravioleta (UV-C) para eliminar os germes e desliga automaticamente no caso de abertura da tampa.

Procure quem entende do assunto

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre como cuidar corretamente dos seus aparelhos auditivos, entre em contato com a OUVI Aparelhos Auditivos. Nós teremos todo o prazer em lhe ajudar. A OUVI é referência em prevenção e reabilitação auditiva há quase 30 anos. Nossa missão é devolver às pessoas a capacidade de ouvir os sons com clareza. Com conforto e preço justo.

A OUVI é revenda oficial da fabricante suíça Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Oferecemos ainda atendimento exclusivo e personalizado, a estrutura completa e equipamentos de última geração. Tudo para proporcionar a melhor experiência auditiva possível.

Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades e volte agora mesmo ao mundo dos sons. A OUVI está presente em sete endereços nos estados de Minas Gerais e Goiás. São duas unidades em Uberlândia (MG) e nos municípios de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO).

Leia também: Comprei o aparelho auditivo, mas não escuto. O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *