Como acontece a perda auditiva e qual o tratamento mais indicado

O que você vai ler neste post

A perda auditiva é um problema que afeta milhares de pessoas de todas as idades. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 466 milhões de pessoas em todo o mundo têm perda auditiva. A pergunta mais comum é como ocorre a perda auditiva e qual a melhor opção de tratamento para voltar a ouvir os sons com clareza e nitidez.  

O problema ocorre por diversos motivos. O mais comum é o envelhecimento natural do ser humano. Quase a metade dos idosos acima de 70 anos tem algum tipo de redução na capacidade auditiva. Porém, a perda de audição também pode ser hereditária ou causada pela exposição prolongada a sons elevados.

Uma dúvida muito comum é: a audição ou a perda auditiva é igual para todas as pessoas? A resposta é não para as duas questões. Algumas pessoas têm maior facilidade em ouvir sons de baixa frequência, como o barulho de um trovão, por exemplo. Enquanto outras pessoas escutam com mais qualidade sonora os sons de alta frequência – sons de pássaros ou apitos, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que a audição pode ser melhor em um ouvido do que em outro. E pode, até mesmo, afetar somente um dos ouvidos, a chamada perda auditiva unilateral. Alguns sinais que podem indicar algum tipo de deficiência auditiva são: dificuldade de manter um diálogo em locais barulhentos, como bares ou restaurantes; ouvir o rádio ou televisão em volume mais alto que as demais pessoas; ou pedir constantemente para seu interlocutor repetir o que está falando.

Como saber se tenho perda auditiva?

Se você sentir alguns desses sintomas, pode estar com perda auditiva. Mas, para confirmar o diagnóstico, é fundamental procurar um especialista. O otorrinolaringologista fará exames específicos e a avaliação médica do paciente. A partir da investigação do médico, é possível identificar se o paciente está com algum tipo de perda auditiva, qual o grau da perda, as possíveis causas para o problema e o tratamento mais indicado.

A alteração na audição é medida em decibéis do nível de audição (dBHL) e representa o quão alto um som precisa ser para que você o ouça. Se o nível de perda de audição tiver entre 0 a 25 dBHL, significa que você não tem perda de audição. De 26 a 40 dBHL é perde de audição de grau leve. O resultado de 41 a 60 dBHL indica perda auditiva moderada. De 61 a 80 dBHL significa perda auditiva severa. Já acima de 80 dBHL, é perda auditiva profunda.

O uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Assim como os óculos não restaura a visão, a prótese auditiva não restaura a audição. Mas devolve ao paciente a capacidade de ouvir os sons com clareza, mesmo em ambientes barulhentos. O aparelho auditivo é programado e ajustado pelo fonoaudiólogo de acordo com as necessidades auditivas do usuário, baseado nos resultados de seus exames auditivos.

Viver bem é OUVI!

Com experiência de mais de 27 anos no mercado de soluções auditivas, a OUVI Aparelhos Auditivos oferece ao paciente um tratamento personalizado, com estrutura completa e equipamentos de última geração. Mais do que isso, contamos com uma equipe especializada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva, desde o diagnóstico até acompanhamentos periódicos.

A sua audição merece o melhor cuidado possível. Por isso, dê a ela o melhor suporte! A OUVI é representante oficial da Phonak, líder mundial em soluções auditivas, e dispõe de uma grande variedade de aparelhos auditivos. Com conforto e preço justo. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva possível.  

Nossa matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros quatro endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Catalão (GO) e Itumbiara (GO).

Leia também: Por que não é seguro comprar aparelho auditivo pela internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *