Por que a capacidade auditiva é afetada ao envelhecermos?

O que você vai ler neste post

Você sabia que a nossa capacidade auditiva começa a se deteriorar a partir dos 40 anos? E que metade das pessoas acima dos 75 anos apresentam algum grau de perda auditiva? Sim, é isso mesmo. É muito comum as pessoas perderem a audição com o passar dos anos. Para alguns essa perda é pequena. Entretanto, para uma grande parcela da população é necessário o uso do aparelho auditivo para ouvir os sons com clareza e levar uma vida saudável. Mas você sabe por que perdemos a audição à medida em que envelhecemos?

A explicação é simples. Com o envelhecimento natural do ser humano, as células ciliadas – responsáveis por transformar os impulsos elétricos em sons – morrem e não se regeneram mais. Ou seja, a audição vai piorando conforme essas células vão morrendo. Esse efeito acontece gradativamente. No começo basta pedir para as pessoas repetirem o que acabaram de dizer. Ou mesmo se concentrar na conversa. Mas com o passar do tempo essas estratégias não surtirão mais efeito.

Mas não é apenas o envelhecimento natural do ser humano que causa a perda auditiva. Causas externas e genéticas podem acelerar esse processo. Fatores de risco como diabetes, pressão alta, tabagismo e uso excessivo de álcool contribuem para reduzir a capacidade auditiva. Nestes casos a perda auditiva pode ocorrer em qualquer idade.  

Para piorar ainda mais a situação, na maioria dos casos as pessoas demorar a procurar a reabilitação auditiva. De acordo com dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABO), as pessoas demoram em média cerca de sete anos para procurar um especialista após perceberem a dificuldade de audição. E outros dois anos para definir o tratamento. Porém, a demora em buscar ajuda e iniciar o tratamento pode agravar a perda auditiva e dificultar a reabilitação.

Principais sintomas da perda auditiva na velhice

Diante disso, é imprescindível prestar atenção aos sinais e procurar um especialista assim que perceber a perda da capacidade auditiva. Dificuldade para ouvir o som da televisão ou compreender as palavras numa simples conversa não são normais e devem ser tratadas. Outros sintomas que podem indicar perda auditiva são zumbido no ouvido, vertigem e tonturas frequentes.

É fundamental ter um acompanhamento regular e consultar regularmente um especialista. Não deixe de incluir um check up auditivo nos exames de rotina, assim como os exames para avaliar os níveis de diabetes ou colesterol. Isso porque quanto mais precoce a surdez for identificada e o tratamento iniciado, menores serão os danos ao idoso. A perda auditiva não tratada traz uma série de prejuízos e pode acelerar o declínio cognitivo.

Portanto, mantenha a sua saúde em dia. Se você for diagnosticado com perda auditiva, o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos. O dispositivo devolve ao idoso a capacidade de escutar os sons com clareza, mesmo em ambientes barulhentos, e traz de volta a autoestima e qualidade de vida.

Volte ao mundo dos sons!

Mantenha a sua saúde auditiva em dia. Se for diagnosticado com perda auditiva, venha para a OUVI Aparelhos Auditivos, empresa referência em prevenção e reabilitação auditiva há quase 30 anos. Contamos com uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Desde a escolha do aparelho até os ajustes e acompanhamentos periódicos.

Além disso, somos revenda oficial da Phonak, empresa suíça líder mundial em soluções auditivas. Por isso disponibilizamos uma grande variedade de aparelhos auditivos. Um deles certamente será ideal para a sua demanda auditiva. Contamos ainda com estrutura completa e equipamentos de última geração. Tudo para proporcionar a você a melhor experiência auditiva.

Não perca tempo e mantenha-se conectado com o mundo dos sons. Nossa matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros cinco endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão. Agende agora mesmo uma visita a uma de nossas unidades e sinta os benefícios de OUVI!

Leia também: A perda da audição tem cura? Tire suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *