Aparelho auditivo ou amplificador. Quais as diferenças?

O que você vai ler neste post

Quase 10 milhões de brasileiros têm algum tipo de perda auditiva, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que corresponde a 5,1% da população. O aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. Algumas pessoas, no entanto, consideram pular o aparelho auditivo e, em vez disso, comprar o que é conhecido como “amplificador auditivo”. Mas não caia nessa armadilha. Somente o aparelho auditivo é indicado para quem tem perda auditiva. Leia o artigo e entenda o porquê!

Tanto o aparelho auditivo quanto o amplificador têm como função principal amplificar as ondas sonoras para que uma pessoa possa ouvir os sons no ambiente a seu redor. Entretanto, as semelhanças param por aí. O amplificador somente aumenta o volume dos sons. Porém, dependendo do tipo de perda auditiva, aumentar o volume do som não fará a pessoa ouvir os sons com clareza e nitidez.

O aparelho auditivo, por sua vez, tem tecnologia muito mais avançada. Por isso, amplifica apenas os sons necessários para a comunicação do usuário e reduz o ruído de fundo. Por exemplo, se o usuário estiver em um local barulhento, o aparelho auditivo diminui o ruído e realça a voz das pessoas. Todo esse processo é feito automaticamente, de acordo com o ajuste paciente.

Suporte e personalização

Outra diferença fundamental é que os aparelhos auditivos são considerados dispositivos médicos e são comercializados em centros auditivos por profissionais de saúde auditiva. Já o amplificador pode ser adquirido sem receita médica ou avaliação auditiva. Eles não são personalizados para o padrão único de perda auditiva de uma pessoa.

Também é importante lembrar que o usuário do aparelho auditivo tem suporte completo do centro auditivo e acompanhamento permanente do fonoaudiólogo. O profissional tem especialização e experiência no assunto. O fonoaudiólogo participa de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva, desde o diagnóstico e indicação para o uso do aparelho até a realização de acompanhamentos periódicos.

Por tudo isso, apesar do preço do amplificador parecer atrativo e oferecer a possibilidade de ser adquirido pela internet, o equipamento não atende as necessidades de pacientes com deficiência auditiva. Conclusão: o amplificador não funciona para quem tem perda auditiva, é como se fosse aqueles óculos vendidos em farmácia, sem nenhum respaldo médico e que colocam a sua visão em risco.

Prejuízos à audição

Além de não trazer benefício para a pessoa com deficiência auditiva, o uso frequente do amplificador pode até trazer prejuízos à audição e aumentar o grau da perda auditiva. Isso porque ele funciona como uma espécie de fone de ouvido. Dependendo do tempo de exposição e intensidade, o som alto mata as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo.

Deixar de tratar a perda auditiva da maneira correta e com um profissional especializado traz uma série de prejuízos à saúde. Além das complicações relacionadas à perda de audição propriamente dita, ignorar a deficiência auditiva pode resultar em depressão, redução da capacidade cognitiva e dificuldade de aprendizagem. Por isso não brinque com a sua saúde. Faça um check-up auditivo com frequência e trate sua audição corretamente.

Cuide da sua audição

Se você recebei diagnóstico de perda auditiva e a indicação para o uso do aparelho auditivo, é fundamental procurar um centro auditivo especializado. A OUVI Aparelhos Auditivos está há mais de 27 anos no mercado de soluções auditivas. Na OUVI o paciente tem assistência completa e permanente, sem prazo para acabar e nenhum custo adicional. Nossos profissionais estão à disposição do usuário para realizar os ajustes na programação do aparelho auditivo sempre que for necessário.

A OUVI é revendedora oficial da Phonak, fabricante suíça líder mundial em soluções auditivas. Aqui você encontra uma grande variedade de aparelhos auditivos e acessórios com atendimento personalizado e preço justo. Agende uma visita a uma de nossas unidades e tenha a melhor experiência auditiva.

Nossa nova matriz está localizada na Rua Francisco Sales, 245, bairro Martins, em Uberlândia (MG). A OUVI ainda está presente em outros seis endereços, sendo outra unidade em Uberlândia e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO), Itumbiara (GO) e Catalão (GO).

Leia também: Dicas para facilitar a adaptação ao aparelho auditivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *