A perda da audição tem cura? Tire suas dúvidas!

O que você vai ler neste post

Uma questão muito comum entre as pessoas que acabam de receber o diagnóstico de perda da audição é se ela tem cura. Se for temporária, causada por uma infecção de ouvido, geralmente é possível recuperar a audição através de medicamentos. No entanto, caso a perda auditiva tenha origem no envelhecimento natural do ser humano ou na exposição frequente a ruídos excessivos, infelizmente ainda não tem cura.

A perda da audição acontece quando a capacidade auditiva é prejudicada. Ela pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida. Existem três tipos principais: neurossensorial, condutiva e mista. A primeira é o tipo mais comum. É causada por danos na orelha interna ou nervo auditivo. A perda auditiva condutiva afeta o ouvido externo ou médio. Já a perda auditiva mista é uma combinação das outras duas.

A boa notícia é que existem alternativas para devolver a capacidade de ouvir os sons com excelente qualidade sonora, independentemente do tipo da sua perda da audição. A principal delas é o aparelho auditivo. O dispositivo é o principal tratamento da perda auditiva. Desenvolvidos com tecnologia de última geração, os aparelhos auditivos atuais são pequenos, discretos e com uma série de funcionalidades que facilitam a vida dos usuários.

Sinais da perda auditiva

A perda auditiva é progressiva. Portanto, quanto antes for identificada e o tratamento iniciado, melhores serão os resultados a curto, médio e longo prazo. Estudos científicos recentes descobriram que mesmo graus leves de perda da audição não tratada aumentam o risco de desenvolver declínio cognitivo, demência e Alzheimer. A condição também pode levar ao aumento do isolamento social, à depressão e amplia o risco de quedas, principais causas de internação hospitalar entre a população da terceira idade.

Alguns sinais podem identificar a redução da capacidade auditiva. Os principais são dificuldades em falar ao telefone; pedir frequentemente para a pessoa com quem está conversando repetir o que foi dito; ouvir a televisão ou rádio em alto volume; olhar constantemente para os lábios do interlocutor; ou falar muito alto. Estão são sinais clássicos de perda auditiva e não devem ser ignorados jamais.

Adiar o uso do aparelho auditivo pode aumentar o grau da perda da audição e trazer uma série de prejuízos para a saúde de modo geral. Por isso, se você foi diagnosticado com perda auditiva e recebeu a indicação para o uso do aparelho auditivo, procure imediatamente um centro auditivo especializado e comece a utilizar o dispositivo.

Descubra os benefícios de OUVI!

Se você se identificou em algumas das situações acima, não perca tempo. Procure um especialista e faça um check up da sua audição. Se você for diagnosticado com perda auditiva, nós podemos te ajudar! A OUVI Aparelhos Auditivos é referência em prevenção e reabilitação auditiva há mais de 27 anos. Contamos com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogo.

A OUVI é revendedora oficial da Phonak, marca suíça líder mundial em soluções auditivas. A Phonak está representada em mais de 100 países e oferece aparelhos auditivos, acessórios e demais soluções auditivas de última geração, proporcionando aos usuários a melhor experiência auditiva possível.

Não fique sem ouvir os sons da vida. Agende uma consulta agora mesmo a uma de nossas unidades e recupere a capacidade de escutar com excelente qualidade sonora. A OUVI está presente em sete endereços, nos estados de Minas Gerais e Goiás. São duas unidades em Uberlândia (MG) e nas cidades de Uberaba (MG), Araguari (MG), Goiânia (GO) Itumbiara (GO) e Catalão (GO).

Leia também: Dicas para conversar com alguém com perda auditiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *